Altere pequenos hábitos e mude sua vida! 8 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

 

Você sabia que pode reduzir o seu risco de ter
câncer?

Dois terços das mortes por câncer são causados pelo tabagismo, sedentarismo e má alimentação. Para reduzir significativamente o seu risco de ter câncer, seguir estas regras básicas é fundamental:

 

Alimente-se bem!

A alimentação saudável protege contra o câncer!

Comece diminuindo a ingestão de gorduras, especialmente a gordura animal e adote uma alimentação rica em frutas, legumes, fibras e cereais integrais. A cada dia, adicione pequenas porções de frutas e vegetais em sua dieta. Por exemplo, acrescente folhas verdes escuras, como espinafre em sua salada; coma um pêssego ou outra fruta no lanche. O objetivo é manter um peso equilibrado com constância.

A alimentação saudável também ajuda na manutenção do peso adequado. O excesso de peso e a obesidade estão associados ao aumento nas chances de desenvolver os seguintes tipos de câncer:

  •         Cólon e reto(em homens);
  •         Mama (em mulheres);
  •         Endométrio e ovário (em mulheres);
  •         Esôfago, pâncreas, vesícula bilar (em ambos os sexos);

A decorrência da má alimentação e inatividade física é classificado como a 2º causa do câncer que poderia ser prevenida, atrás apenas do tabagismo. Por isso, é essencial manter uma boa alimentação!
 

Pratique exercícios físicos!


A prática de exercício moderado pelo menos 3 vezes por semana pode fazer toda diferença na sua saúde e bem-estar. 30 minutos de atividade física por dia ajuda a diminuir o risco de câncer de cólon em cerca de 50% e desempenha um papel importante na redução do risco de outros tipos de câncer.

  •         Não deixe para amanhã! Inclua a atividade física à sua rotina diária. Passeie com seu cão, com seus filhos, faça exercícios enquanto assiste TV;
  •         Reserve um tempo para fazer atividades físicas! Experimente fazer alguma atividade em família após o jantar, especialmente nos fins de semana. Caminhe, corra ou nade, frequente uma academia, mas não exceda seus próprios limites;
  •         Chame um amigo! Convide seus amigos e familiares para praticarem exercícios físicos com você. Planeje atividades sociais que envolvam atividade física;
  •         Revitalize-se! Programe atividades físicas nas horas do dia ou da semana que você tenha mais energia. Preste atenção em como você se sente depois de uma atividade física! Você ficará surpreso ao ver como conseguirá manter seus níveis de energia após a prática de uma atividade física rápida;
  •         Utilize os recursos disponíveis! Escolha atividades que exijam o mínimo de equipamentos e instalações. Alongar, caminhar, correr e pular corda são exercícios ideais para iniciar sua atividade física. Para uma boa caminhada, basta um tênis e uma roupa confortável. Não se esqueça do filtro solar e também de respeitar os melhores horários do sol, antes das 10 e depois das 16;

Pequenas atitudes fazem a diferença!
 

Mantenha as vacinas e exames em dias!


Existem boas notícias no mundo do câncer. Sabemos hoje, mais do que nunca, como o câncer se desenvolve e o que contribui para o risco dedesenvolver essa doença. Atualmente, temos as melhores armas para combater a doença: novastecnologias para a detecção precoce, mais opções para o diagnóstico e tratamento, além de muitasterapias de ponta. Para isso:

  •         Mantenha os exames em dia:  Você tem o poder de controlar a sua saúde e detectar o desenvolvimento de um câncer em fase inicial. Esteja familiarizado com os principais sinais e sintomas e procure o seu médico diante de qualquer anormalidade. Estima-se que o rastreamento (realização dos exames regularmente) pode reduzir mortes por câncer de mama em até 25%. O crescimento de lesões pré-cancerosas pode ser detectado e as mesmas removidas para deter o desenvolvimento da doença;
  •         Conheça sua história familiar: Para alguns tipos de câncer, em função de seu histórico familiar, é muito importante saber se você pertence a um grupo de risco. Isso implicará na necessidade de você realizar exames de rastreamento mais cedo ou com mais frequência, por isso é importante que você conheça a sua história (saiba quem é a pessoa da sua família que teve câncer e com que idade foi detectado) e converse com seu médico sobre isso. Juntos, vocês definirão quais os exames indicados pra você;
  •         Vacinas: converse com o seu médico sobre isso! A prevenção do câncer inclui a imunização para determinados tipos de câncer, principalmente o de colo de útero que tem grande relação com o vírus HPV. Informe-se com seu médico sobre as vacinas existentes;
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Não fume! Tenha bons hábitos.


Fumar provoca câncer de pulmão, garganta, boca e esôfago, além de doenças cardíacas, respiratórias como enfisema e muitos outros problemas em sua saúde.

Quase um 1/3 das mortes por câncer é atribuído ao tabagismo. Fumar é a causa de mais de 80% dos casos de câncer de pulmão e 30% das mortes por câncer. Osfumantes passivos também correm o risco de desenvolver câncer de pulmão ou outros problemasrespiratórios. Os resíduos de fumo nos cabelos, roupas, móveis e tapetes também podem apresentarsérios riscos de saúde às pessoas em contato direto com os mesmos.

Você tem o poder de fazer alguma coisa! Pequenas atitudes como fazer terapia, encontrar um grupo de apoio presencial ou mesmo on-line,podem ajudá-lo a reduzir seu risco de desenvolver um câncer. Parar não é fácil, mas a orientaçãocorreta pode ajudá-lo a atingir esse objetivo. Você pode também procurar um especialista.

E lembre-se: procure sempre ter bons hábitos!

 

Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer) E Instituto Oncoguia.