Realize seu exame citológico!


Saúde da Mulher: o exame citológico é o responsável por detectar alterações celulares que podem
evoluir para o câncer.


O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame que é a principal forma de detectar lesões pre-câncer e fazer o diagnóstico da doença. 
 

O exame está indicado para toda mulher que tem ou já teve vida sexual e tem entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, após dois exames anuais normais o exame pode ser realizado a cada três anos, ou de acordo com a recomendação do seu médico.
 

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico, por isso você deve retornar ao médico para levar o resultado do exame e receber orientações.
 

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.
 

Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele também busque orientações diretamente dos profissionais de saúde.